Como o próprio nome já sugere, o Diálogo Diário de Segurança (DDS) é uma conversa com os trabalhadores sobre os riscos no trabalho e como evitá-los. Mas, não é somente esse assunto que pode ser abordado: temas relacionados à saúde, ao meio ambiente, ao emocional e às boas práticas também devem estar no roteiro desses bate-papos.
Como funciona?
Cada dia, adota-se um tema diferente para a conversa com os colaboradores. As informações são repassadas ao grupo reunido por meio de um bate-papo, que deve ser conduzido por um técnico ou engenheiro de segurança do trabalho.
O DDS não demanda muito tempo, até mesmo para não ficar maçante e repetitivo. De 5 a 15 minutos, diariamente, são suficientes para um bom resultado. A dica é não avançar além desse limite, pois pode ser contraproducente. O momento ideal para ser feito é antes do início do expediente- com a cabeça fresca, o colaborador consegue assimilar melhor tudo o que foi passado.
Qual é a importância do DDS?
O aspecto mais importante da adoção de práticas de DDS reside na conscientização dos valores da prevenção que é capaz de promover junto aos trabalhadores. É um trabalho constante, oferecido todos os dias. Dessa forma, se consegue construir um conjunto de preceitos preventivos e maneiras práticas para sua aplicação no dia a dia. Por essa razão, se constitui em uma importante ferramenta para o desenvolvimento de uma cultura de segurança na empresa.
Quais são os benefícios do DDS?
Reforça a informação sobre segurança
O DDS pode ser utilizado como uma forma de reforço de conhecimentos que já foram antes passados em treinamentos, palestras e cursos diversos. É sempre bom relembrar como se faz determinado procedimento de emergência ou como cuidar da alimentação, por exemplo. Nesse sentido, portanto, é um bom instrumento de reciclagem.
Dinamicidade
Por ser mais dinâmico, o DDS tem maior aceitação por parte dos trabalhadores. Conversar um pouquinho por dia sobre determinado assunto é menos cansativo do que ficar horas ouvindo, não é verdade? Além disso, essa interação permite uma aproximação maior, deixando o colaborador mais à vontade para tirar dúvidas.
Reduz o número de acidentes
Um dos objetivos da adoção do DDS é a redução dos riscos de acidentes de trabalho, por meio da conscientização e pela orientação para a utilização adequada das normas de segurança. Como o assunto é tratado frequentemente, com abordagens diárias, o funcionário terá sempre um impulso para estar mais alerta.
Promove mais saúde
Outra intenção do DDS, ampliando a concepção de saúde e segurança, é esclarecer sobre como cuidar da saúde física e mental. Um colaborador saudável significa menores taxas de absenteísmo e menos afastamentos, assim como maior engajamento, resultando em maior produtividade.
Um tema interessante nesse sentido é a Síndrome de Burnout, doença mental que é recorrente nos dias atuais.
Promove a integração entre os colaboradores
Por meio de um diálogo aberto e eficiente envolvendo todos os membros da equipe, é possível promover maior integração e uma importante troca positiva de informações. Maiores cuidados com a segurança beneficiam a todos, evitam perdas e danos à saúde e asseguram a integridade física de toda a equipe.
Valoriza os colaboradores
Um bate-papo diário com os colaboradores, sobretudo quando comparecem lideranças e outros profissionais em conformidade com o tema do dia, valoriza o colaborador. Iniciativas dessa natureza, que integram a liderança e a equipe, aumentam a autoestima dos trabalhadores.
Como aplicar DDS na minha empresa?
Por tratar-se de abordagens curtas e diárias, é conveniente ser bastante objetivo nas colocações. Além disso, sempre que possível, procure deixar uma pergunta no ar para os participantes levarem com eles.
Se for necessário, faça uso de apresentações visuais curtas, capazes de prender melhor a atenção dos colaboradores. E adote sempre uma programação dos temas com antecipação de, pelo menos, uma semana.
Agora que você já sabe a importância e os benefícios do DDS, chegou a hora de aprender como aplicá-lo na sua empresa de forma a trazer bons resultados.
Conte com a consultoria da Tecmed para implantar o DDS e outras ferramentas e dinâmicas de segurança em sua empresa.
Fonte: Adaptado de Beecorp