Quando se trata de custos de acidente de trabalho, devemos levar em conta vários fatores: os custos diretos e indiretos, os custos econômicos e os custos humanos. Um acidente de trabalho tem repercussão na comunidade da organização, na vida do trabalhador e na sociedade.
Em uma palestra sobre “A Contribuição da Engenharia de Segurança do Trabalho na Prevenção de Acidentes e Doenças Ocupacionais”, no Tribunal Superior do Trabalho em 2014, o professor Béda Barkokébas Júnior nos fala sobre o custo social. Na palestra ele exemplifica esse custo com a morte de Ayrton Senna, que se deu por um acidente de trabalho. O professor conta: “Meus amigos, o quanto a sociedade brasileira sofreu com a morte de Ayrton Senna? Foi uma comoção nacional. É um custo humano para a sociedade brasileira. Foi uma referência que perdemos.”
Você já parou para refletir no valor social do seu trabalho na área de Segurança e Saúde do Trabalho? Já pensou nos benefício de se investir na prevenção de acidentes de trabalho, zelando pela segurança de toda comunidade laboral?
Cuide da saúde de seus colaboradores; estamos aqui para ajudá-los! Fale com a TECMED agora mesmo!
Fonte: Rev. TST, Brasília, vol. 80, no 1, jan/mar 2014 – “A Contribuição da Engenharia de Segurança do Trabalho na Prevenção de Acidentes e Doenças Ocupacionais” – Professor Béda Barkokébas Júnior.